quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tejuçuoca é destaque com a Cultura do Bode.

O semi-árido cearense coberto pela vegetação de caatinga é uma prova de resistência aos mais fortes e por aqui o bode é campeão, como explica este Agente Rural: "Ele (bode) é adaptado a este clima seco e quente dessa região e, também, ele tem um baixo consumo de água em relação às outras criações dessa região. Ele consome todo tipo de vegetação; tanto nativa quanto cultivada".

Não é à toa que Tejuçuoca, localizada a 144km de Fortaleza, é considerada a Capital Cearense do Bode; por isso a cidade recebeu, a oito anos, um Parque de exposições, onde é realizado o Tejubode - A maior feira de ovinos e caprinos do Estado. E, todos os anos, a rodada de negócios que tem este ilustre anfitrião (o bode) como o maior atrativo, impulsiona a economia do Município, que tem um pouco mais de 17 mil habitantes.

"Os produtos derivados do bode, como, por exemplo, a gastronomia que são pratos feitos a partir do bode. Temos, também, as apresentações culturais no Evento, em função do bode... Enfim, os agronegócios, as rodas de negócios, os desfiles dos animais, os PROBAF's liberados no Município, etc... Tudo isso é gerado em torno do bode", relata o Secretário de Agricultura, Paulo César.

O artesanato é outro ponto forte da região; e, hoje sustenta cerca de 117 famílias na Localidade de Açude. Aqui, a criatividade não se restringe apenas à confecção de cintos, bolsas e carteiras usando o couro como matéria-prima. Hoje, as chuteiras são o carro-chefe da produção; chegam a sair, por mês, cerca de 400 unidades que vão ser vendidas em outras cidades do Estado.

"A inteção da gente é vender pra outros Estados tornando a confecção em uma cooperativa com o intuito de adquirir lucros pra nossa Comunidade, pra nossas famílias, relata Ilza Mesquita, Presidente da Associação de Moradores da Localidade de Açude.

Isso representa oportunidade de emprego para pessoa, como, por exemplo, Cleisson, que trocou a roça pela máquina de costura da Associação de Moradores da Comunidade. "É um trabalho bem mais leve pra gente e desenvolvendo, acredito que este trabalho vai gerar uma boa renda pra nossa família", relata o mesmo.

Outro Projeto que é sucesso em Tejuçuoca é o Bolsa Bode. Edilane é uma das 20 pessoas beneficiadas por essa iniciativa municipal do Prefeito Edilardo. A um ano tem-se mudado a realidade de muitas famílias.

"Recebemos 10 matrizes e 01 reprodutor; além da construção de 01 aprisco, 01 capineira e uma ajuda de custo, mensal de R$100,00. Temos, também, assistência técnica, onde todos os meses, durante um ano", relata a estudante Edilane Barbosa.

Pois é, quer seja no artesanato, nas festas o homenageado desfilando imponente, no meio-do-mato, o bode segue firme, divertindo e melhorando cada vez mais a vida dos moradores de Tejuçuoca.


0 comentários:

Postar um comentário