quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concurso: Polícia Militar e Bombeiros.

A Segurança Pública do Ceará vai receber, em 2013, um incremento importante em seu atual efetivo. Pelo menos 2.500 novos Agentes Públicos serão incorporados aos contingentes das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Dois concursos deverão ser realizados, um deles para o preenchimento de 300 vagas nos Bombeiros (30 para oficiais e 270 para praças) e, ainda, 200 para oficiais (tenentes) da PM.
 
Além disso, a Polícia Militar terá incorporado ao seu atual contingente, mais 2.000 soldados, oriundos do concurso realizado neste ano. 1.000 deles já estão concluindo o curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública - AESP e deverão estar nas ruas a partir do primeiro semestre de 2013. Outros 1.000 serão convocados no decorrer do ano que se avizinha.
 
Na manhã desta segunda-feira (19), o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Coronel Francisco José Bezerra, revelou, com exclusividade, o aumento do efetivo.
 
Francisco Bezerra presidiu a solenidade de abertura do I Encontro de Gestores dos Órgãos de Ensino do Sistema de Segurança Pública do Nordeste - ENGESP/NE, evento realizado na sede da Academia Estadual da Segurança Pública do Estado - AESP.
 
Sobre o encontro, Bezerra destacou a importância de eventos desse porte para que seja buscado um padrão curricular e aperfeiçoamento na formação dos Agentes de Segurança.
 
O Titular da SSPDS lembrou, ainda, que o Ceará é o único Estado do Nordeste a formar Agentes de Segurança Pública em uma mesma instituição, se referindo à AESP, que reúne em seus cursos membros das quatro corporações integrantes do sistema, isto é, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense - PEFOCE.
 
Bezerra destacou, ainda, que, cada Estado tem problemas pontuais relacionados à violência e cada uma das situações requer uma forma específica de atuação das autoridades estaduais.
 
Bezerra lembrou que na Gestão vêm sendo batidos recordes de apreensões de drogas e armas. "Apesar desses feitos, o policiamento será intensificado", afirmou. Ao analisar o crescimento da violência, o Secretário de Segurança Pública entende que a legislação penal é muito benevolente. Ele citou casos de pessoas que respondem a vários processos, inclusive pela prática de crimes hediondos, porém aguardam o pronunciamento da Justiça em liberdade.
 
Neste ano, também, a Polícia Civil, através da sua Delegacia de Roubos e Furtos - DRF, prendeu quase uma centena de pessoas acusadas de envolvimento em ataques a bancos. Diversas quadrilhas foram desarticuladas após investigações conjuntas da DRF com os setores de Inteligência da SSPDS e da PM.
 
Mais recentemente, a SSPDS realizou, junto com o Exército, uma operação que resultou na apreensão de, aproximadamente, 700kg de explosivos e acessórios que estavam sendo comercializados irregularmente, com risco de ir parar nas mãos de assaltantes de bancos.

0 comentários:

Postar um comentário