terça-feira, 6 de setembro de 2011

DESTAQUE: FURNA DOS OSSOS




GRUTA DA BORBOLETA. É um dos locais que reserva beleza e tranquilidade para os aventureiros que visitarem a Furna dos Ossos, no Município de Tejuçuoca. Salienta-se que local receberá projetos estruturais

TEJUÇUOCA. Para o Estudioso das Rochas neste Município, Elizeu Joca, a luta é para tornar a Furna dos Ossos Patrimônio Histórico natural e Cultural da Humanidade e Templo de Orações. Além disso, existe o Projeto para construir o Mirante do Labirinto situado no topo do serrote, que permitirá uma visão panorâmica do local.

Além de se contemplar a natureza, no Platô das Acauãs, lá também é possível utilizar o serviço de telefonia celular. Do local, pode-se manter contato com amigos em Canindé, Fortaleza e Santa Quitéria. "É belo observar a cidade do alto e poder sentir o quanto compensa enfrentar sol e calor até o ponto mais alto da Furna dos Ossos", observa o Estudioso.

O Prefeito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, disse que vai aprofundar os entendimentos com os assentados do Macaco e pedir apoio do Governo do Estado para TORNAR A REGIÃO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NATURAL E CULTURAL. "Vamos buscar mecanismos para tornarmos essa riqueza natural um patrimônio da humanidade, porque entendemos ser uma maneira de mantermos preservada toda essa beleza que a natureza nos deu de presente", concluiu.

Para José Renato Santos Pinto, guia turístico da Prefeitura de Tejuluoca, entrar na Furna dos Ossos remete à ancestralidade. "A formação de pedras, a mata, a paisagem nos aproxima ao modo de vida dos nossos ancestrais. Pisamos o mesmo chão onde viveram nossos parentes há 10 milhões de anos. A oportunidade de conectar com nosso passado remoto é uma forma concreta de reconectar com o real sentido da natureza. Como reencontrar a nossa relação primordial com a natureza sem passar pela nossa ancestralidade?", indaga.

De acordo com ele, "quando adentramos em um ambiente natural onde não percebemos rastros humanos, a calma, a harmonia e o equilíbrio nos transmitem a um profundo sentimento de paz. Porque será isso?". Para ele, talvez tenha a ver com aquele sentimento de conexão ancestral adormecido. "A visita nos proporcionou um grande aprendizado. Resta-nos agora tratar a Mãe Natureza com o respeito e a dignidade que Ela merece", ressalta Castro.

ACESSO. Para chegar à Furna dos Ossos, o acesso é todo por asfalto bem sinalizado. Deve-se seguir pela BR-222 até a cidade de Croatá; entrar à esquerda na CE-341, no sentido do Município de Pentecoste. Após a cidade de Apuiarés, estão as placas indicando Tejuçuoca, pela CE-253 ou pela BR-020, seguindo por Paramoti até General Sampaio pela CE-263, daí segue-se pela CE-168 até Tejuçuoca.

Em Tejuçuoca, a trilha começa no Parque de Exposição Joazão, em uma distância de 10 Km até o Assentamento Macacos. A partir daí, basta colocar água na mochila, uma câmera fotográfica para registrar os encantos e disposição.

0 comentários:

Postar um comentário