quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


A INDEPENDÊNCIA É CONSTRUÍDA
A CADA NOVO DIA COM O NOSSO COMPROMISSO POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR.

No dia 7 de Setembro de 1822, o Príncipe D. Pedro I declarou, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, a Independência do Brasil. Foi a partir desta data, com o grito de "Independência ou morte!", que nosso país deixou de ser uma colônia de Portugal e passou a existir como nação. Mas, na verdade, a independência brasileira foi resultado de um processo que já tinha se iniciado há algum tempo.

Antes de se tornar independente, o Brasil era uma colônia de Portugal. Isso significa que nosso país não tinha liberdade para nada: todos os políticos e administradores importantes eram portugueses, indicados pelo Rei de Portugal; tudo que era vendido e comprado aqui era controlado; não podiam existir universidades ou jornais. Portanto, a Corte Portuguesa era "dona" do Brasil, e mandava e desmandava em tudo que acontecia por aqui.

Mas a população começou a ficar cansada desta falta de liberdade. Isso sem falar nos altíssimos impostos que Portugal cobrava de todo mundo. Revoltadas, as pessoas começaram a se organizar em movimentos que exigiam a Independência. Entre estas rebeliões, as mais famosas foram a Inconfidência Mineira, de Tiradentes, e a Conjuração Baiana.

Junto com o que acontecia no resto do mundo, essas revoltas mostravam que essa história de colônias e países exploradores não podiam existir. Na Europa, começaram a aparecer idéias chamadas de Iluministas, que eram contra esse sistema. A Independência dos Estados Unidos (1776) e a Revolução Francesa também foram sinais de que o mundo estava mudando.

Outra coisa que ajudou o Brasil a se tornar independente foi a vinda da Corte Portuguesa para cá, em 1808. No mesmo ano, a abertura dos portos para outros países além de Portugal liberou o comércio do Brasil com outras nações, "preparando o terreno" para nossa independência.

Em 1821, o rei Dom João VI foi obrigado a retornar para Portugal, deixando seu filho D. Pedro para tomar conta do Brasil. D. Pedro virou regente do país e começou a se aproximar dos fazendeiros. Com medo de que Portugal voltasse atrás na decisão da reabertura dos portos, estes fazendeiros começaram a pressionar D. Pedro, pedindo a Independência.

No ano seguinte (1822), D. João VI exigiu que seu filho retornasse a Portugal. Mas os ricos fazendeiros fizeram pressão do outro lado. Eles estavam com medo de que, caso D. Pedro retornasse, o Brasil voltasse à "estaca zero" e perdesse todas as liberdades que tinha conquistado.

No dia 9 de janeiro de 1822, após um abaixo-assinado pedindo ao Príncipe que não fosse para Portugal, D. Pedro disse que ficaria no Brasil. Esta data ficou conhecida como o "Dia do Fico". Ao fazer isso, ele desobedeceu uma ordem de seu pai e acabou rompendo com a Corte Portuguesa.

Vale lembrar que D. Pedro era muito influenciado por alguns políticos da época. Entre eles, estavam os irmãos Antônio Carlos e José Bonifácio de Andrada e Silva e José da Silva Lisboa. Eles tiveram papel importante no processo de rompimento de Brasil com Portugal.

Finalmente, no dia 7 de Setembro de 1822, pressionado pela Corte Portuguesa para que voltasse, D. Pedro I declarou a Independência do Brasil e virou Imperador do nosso país. Mas, Portugal só reconheceu nossa Independência em 1825, e o Brasil teve de pagar 2 milhões de libras esterlinas para isso.

0 comentários:

Postar um comentário