sábado, 14 de maio de 2011

PROJETO: QUINTAL ECOLÓGICO

 ENTREGA DOS KITS - AGRICULTURA AOS BENEFICIÁRIOS

A Secretária de Desenvolvimento Rural - SDR de Tejuçuoca, entregou, na última quarta-feira (11/052011), os Kits aos Beneficiários do PROJETO: QUINTAL ECOLÓGICO.
A Solenidade ocorreu no Parque de Exposição Joaozão. No evento estavam presentes o Secretário da SDR, Paulo César, os Vereadores Elso e Mota Filho, o Sr. Arildo, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tejuçuoca - STTR, o Sr. Felipe, representante da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado - SDA, a Secretária de Saúde, Jocelma Uchôa, a Sra. Carla Emanuelle, representando a Secretaria de Cultura e Turismo – SECEMT, a Vice-Prefeita Eurice Mota, o Prefeito Edilardo Eufrásio, os produtores do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e os beneficiários do PROJETO QUINTAL ECOLÓGICO. 
O encontro foi marcado pela entrega dos Kits (composto por motor, tubulação e demais componentes de irrigação). Os beneficiários receberão, também: um lote de pintos e todo o material de manejo da avicultura, como ração, bebedouros e comedouros para as aves, bem como assistência técnica por parte dos profissionais da SDR. Portanto, 25 produtores foram beneficiados, inicialmente, com o projeto.
O outro destaque foi a definição, com os produtores do PAA, sobre a demanda e a quantidade de produtos que cada produtor deve fornecer, semanalmente, para o abastecimento local.
O Secretário, Paulo César, comunicou sobre a vacinação dos rebanhos de bovinos contra a febre aftosa, que acontecerá até o fim de maio.
O Representante da SDA, Sr. Felipe, destacou que, em breve, estes novos produtores estarão comercializando seus produtos com a prefeitura, através do PAA e/ou no comercio local, estando garantida a geração de renda às famílias.
O Sr. Arildo, do STTR, enfatizou a importância de projetos, como esse, para os produtores rurais do município, valorizando assim, o desenvolvimento no município de Tejuçuoca.
O Prefeito Edilardo, enfatizou a implantação de políticas públicas voltadas para o pequeno produtor, que enfrenta grandes dificuldades no Brasil; mas, o município de Tejuçuoca vem se destacando com a implantação de projetos voltados para o desenvolvimento do pequeno agricultor. Relatou que, o município em breve, estará ampliando essas políticas direcionadas ao homem do campo, com a implantação de novos programas, voltado para os cuidados com o meio-ambiente, através de uma bolsa de auxílio, A Bolsa Ecológica, que visa a diminuição das queimadas e desmatamento e, conseqüentemente, a diminuição dos efeitos do aquecimento global por meio de uma política voltada diretamente ao uso racional do solo e das águas. Destacou ainda, a importância da Feira de Agronegócios, realizada na cidade, para o fortalecimento desses projetos e da economia local. Enfatizou o apoio do Governo do Estado e Governo Federal, na realização do TEJUBODE 2011. Parabenizou os novos produtores e agradeceu o empenho dos técnicos e do Secretário PC, na luta por melhorias e na implantação e adesão de projetos e programas que favorecem os agricultores(as) do município.
Por fim, informou que foi realizada audiência junto ao Governo do Estado e Câmara dos Vereadores, para regularização fundiária no município. Informara que, em seis anos de seu governo: conseguiu atingir 100% na cobertura de abastecimento de energia elétrica às comunidades rurais do município, e que o município está pleiteando entrar no PROJETO: PLANO DAS ÁGUAS; projeto em parceria com o BNB e Banco Mundial, que levará abastecimento de água para todas as comunidades, através da construção de barragens e adutoras e, assim, poderá ampliar mais um programa de seu governo, que é: ÁGUA É VIDA, levando abastecimento de água para todas as localidades do município de Tejuçuoca.
O encontro encerrou-se com a entrega dos Kits e um almoço, ofertado pela Secretária de Desenvolvimento Rural de Tejuçuoca aos presentes.

0 comentários:

Postar um comentário