segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Enviado requerimento ao CONPAM para tornar a Serra das Vertentes unidade de conservação.

A proposta de criação de uma Unidade de Conservação na Serra das Vertentes foi apresentada ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, na última quinta-feira (16).

Na ocasião, o proprietário da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Mãe da Lua, Hermann Redies, apresentou o requerimento de solicitação. A Serra das Vertentes está localizada entre os Municípios de Tejuçuoca, Apuiarés e Pentecoste. O pedido será analisado pela Coordenadoria de Biodiversidade - COBIO, através da Célula de Conservação da Diversidade Biológica - CEDIB.

Segundo a Coordenadora de Biodiversidade do CONPAM, Isabella Matos, a unidade pode aumentar a preservação na área. "Vamos analisar o requerimento para verificar a viabilidade do pedido. Caso seja oficializada, a Serra das Vertentes será interligada à RPPN Mãe da Lua e passarão a formar um mosaico", explicou.

A Serra das Vertentes tem extensão de, aproximadamente, 2.300 hectares e uma altitude máxima de cerca de 650 metros. Em grandes partes da serra, a vegetação é bem preservada. Apesar do terreno acidentado e de difícil o acesso às áreas elevadas, a região continua sendo alvo dos caçadores. Entre as espécies presentes destacam-se: Veado, jacu, caititu, macaco-prego, peba, tatu dentre outros.

0 comentários:

Postar um comentário