quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Camilo Santana defende a volta da CPMF.

O Governador Camilo Santana (PT) engrossou o coro dos Governadores em apoio à CPMF, nesta quarta-feira (16), no Congresso Nacional, ao lado dos Governadores da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Alagoas e representantes de Sergipe e Rio Grande do Sul. Camilo já vinha defendendo o retorno do imposto em encontros com governadores do Nordeste. O assunto estava sendo amadurecido na Região.
A contrapartida exigida pelos Governadores recai sobre a garantia de que a arrecadação não fique apenas com a União e que o percentual cobrado seja superior aos 0,2% sinalizados.
"Estamos irmanados em defesa da CPMF e pedindo ampliação para 0,38%", defendeu o Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Ele explicou que a proposta dos Estados é pelo compartilhamento da contribuição para ser investida nas áreas de seguridade social e saúde. "São os 02 grandes gargalos nos Estados e Municípios, porque retiraram a CPMF e não colocaram nada no lugar."
Wellington Dias, Governador do Piauí, disse que, em conversas com Governadores de partidos contrários ao governo, eles reconsideraram posições "a partir do momento em que foi ampliada a discussão para a situação de Estados e Municípios. No primeiro momento, o posicionamento era um percentual de 0,2% apenas para União." Na opinião dele, assim seria difícil aprovar a CPMF.
O Governador da Bahia, Rui Costa, engrossou o coro ao considerar o pacote é necessário, mas alertou que os Estados querem participar das discussões em torno de uma alternativa para a situação econômica. "Precisamos de medidas de curto prazo que nos ajude a atravessar a grave crise fiscal, não importa como foi estabelecida. Esta questão não é partidária, mas de encontrar um marco estrutural para o país", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário