O período para a entrega do grão é de 1º a 23 de Agosto, sendo que o fornecedor deverá combinar, previamente, o fluxo da entrega com a unidade de destino. "A venda estimada, em Julho (nos balcões da CONAB), é de 65 mil toneladas, mas temos condições operacionais para um abastecimento superior a 80 mil toneladas", antecipa o Superintendente Carlos Eduardo Tavares.
Segundo a CONAB, desde o começo da Operação Especial do Programa Venda em Balcão, em Maio/2012, foi contratada a remoção de 152,51 mil toneladas de milho para o Ceará. Desse total, 132,43 mil toneladas já chegaram ao Estado. O preço da saca de 60kg, no balcão da companhia, varia de R$18,20 a R$21,00 de acordo com o plantel do criador.
No momento, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário - SDA realiza a distribuição de 30 mil toneladas, doadas pela União e que estão sendo comercializadas com os produtores rurais do Estado, pelo mesmo preço da CONAB.
Para o Presidente da Federação da Agricultura do Ceará - FAEC, Flávio Sabóia, "a oferta de milho garante o abastecimento dos produtores, em Julho; mas, não será suficiente para suprir a demanda do rebanho no próximo mês. Com certeza teremos que ter milho em Agosto, por via marítima", alertou.
Sabóia refere-se à promessa do Governo Federal de enviar mais 02 carradas de 30 mil toneladas para o Estado, a exemplo do que fez em Junho último. "Isso porque as últimas chuvas estão dando uma ajuda grande (no pasto) para o rebanho", diz.
No Ceará, o produto será destinado aos Municípios de Brejo Santo, Canindé, Crateús, Tauá , Icó , Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Marco, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu e Sobral.
0 comentários:
Postar um comentário