Após essa data, o recolhimento será feito conforme o Calendário de Pagamento, começando com os nascidos no mês de Julho, que já passam a receber a partir do dia 13 de Agosto. O saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco.
De acordo com a Caixa, o valor do abono salarial corresponde a um salário mínimo, mas os rendimentos podem variar conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador. Mesmo não realizando o saque, o beneficiário não perde o dinheiro, pois os valores retornam para a sua conta de participação. No caso do abono salarial, o valor não sacado dentro do prazo estipulado retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT.
Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS até 2008 (cinco anos de cadastramento) e que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2012, com carteira de trabalho assinada por empresa. Além disso, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e os dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano-base 2012 devem estar corretos.
Em caso de dúvida, o trabalhador pode ir à página da Caixa na internet e acessar a opção 'Consulta de Pagamentos', ou então entrar em contato com a instituição pelo Canal de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800 726 0207. Ao ligar para o serviço, o trabalhador deve ter em mãos o número do seu PIS.
A consulta poderá ser efetuada 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Os benefícios do Programa de Integração Social - PIS ficarão disponíveis até 30 de Junho de 2014; e, até lá, cerca de 45 milhões de trabalhadores poderão receber os rendimentos.
0 comentários:
Postar um comentário