sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Estudantes de Tejuçuoca participam da Feira Regional de Ciências e Cultura 2011
sexta-feira, outubro 28, 2011
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A E.E.F.M. Fernando Mota participará da Feira Regional de Ciências e Cultura 2011 promovida pela CREDE 2, no dia 29 de Outubro, no Município de São Gonçalo do Amarante. Observe as experiências que serão apresentadas no Evento:
EXPERIÊNCIA 1:
"CIÊNCIAS AMBIENTAIS: GASTRONOMIA COM PALMAS".
Participantes:
* Francisca Eleane Silva Santos;
* Mirla Maria Mesquita Almeida;
* Professor orientador: Francisco Edmilson Sousa.
INTRODUÇÃO.
O foco desta experiência é mostrar a importância da palma forrageira. Bastante cultivada no semiárido nordestino, mostrar sua utilidade gastronômica com pratos que saborosos. Lembrando que é um alimento riquíssimo em vitaminas que contém muita água. E ajuda na imunização do corpo humano contra diversas mazelas.
METODOLOGIA.
Usamos alguns métodos, tais como: de campo, quando fomos colher as amostras de palma, bibliográficas, pois utilizamos várias fontes de pesquisa (internet, livros, revistas, e etc.), laboratorial para encontros e discursões do projeto. Além, é claro, de entrevistas que realizamos com produtores de palma da região (Sr. José Sidôr e Sr. Emanuel Gonçalves). E também, fizemos em casa, grande parte da experiência ao qual trata-se o processo gastronômico.
RESULTADOS.
Antes de, realmente, colocarmos em prática nossa experiência, pesquisamos muito; mas, não pensávamos que as comidas iriam ficar tão saborosas. Nos surpreendemos! E, também, ao apresentarmos os petiscos, observamos que as pessoas aprovaram, e gostaram mais ainda quando souberam dos benefícios dessa planta comum no sertão, mas pouco aproveitada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O problema a ser investigado é a desvalorização de algumas plantas da Caatinga, por mais que pareçam exóticas, podem ser de grande valor econômico e social, desde que usados corretamente. O método que usamos para solucionar a questão, é utilizar a palma como fonte alimentícia, transformndo-a, juntamente com outros produtos, em uma culinária diferente e rica. Valorizando-a.
EXPERIÊCIA 2:
"CIÊNCIAS DA NATUREZA: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - DEFENSIVO NATURAL"
Participantes:
* Cristiane Matos Silva;
* Pedro Araújo Oliveira Neto;
* Professora: Irisneuma Forte Magalhães.
RESUMO.
O presente projeto trata se de um defensivo e repelente totalmente natural à base de PIMENTA, NIM, SABÃO DE COCO com finalidade de eliminar pragas. O produto foi testado em lagartas, gafanhotos, pulgões, mosca branca, besouros encontrados em acácias. O mesmo apresenta resultado positivo.
INTRODUÇÃO.
A pesquisa a seguir aponta uma alternativa natural e de baixo custo para o combate às pragas da lavoura, possibilitando a produção de alimentos com o menor índice de agrotóxico.
METODOLOGIA.
Começamos a pesquisa: Selecionamos a pimenta, nim, e o sabão de coco. Colocamos a pesquisa em prática: Colhemos a pimenta, batemos no liquidificador com dois litros de água, cortamos a barra de sabão e colocamos para ferver com dois litros de água. Para extrair o óleo do nim: Pegamos as sementes e colocamos para secar. Depois de secas, colocamos em um pilão e quebramos as cascas batendo-as levemente. Logo após, separa-se as cascas da poupa, levamos novamente a poupa ao pilão batendo até se tornar uma pasta marrom. Depois, amassamos com as mãos acrescentando água. Após todo o processo, vem as misturas: Colocamos pimenta misturamos ao sabão, acrescentamos 100ml do óleo do nim. Enfim, o produto esta feito. Após quatro horas, realizamos a aplicação.
Obs: Esse produto deve ser aplicado dentro de 24 horas; pois, após esse tempo o defensivo poderá perder sua eficácia.
RESULTADOS.
Observamos que após a aplicação do defensivo, a lagarta (Agrotis Ipsilan) encolhe-se e morre logo. O gafanhoto (Schistocerca Gregária) afasta-se rapidamente. Os pulgões (Metopolophum Dirhordum) morrem logo depois da aplicação. A mosca branca (Bemisia Tabacie Argentifolii) e a formiga (Atta Spp) afastam-se.
Sendo assim, obtivemos bons resultados através de um produto ecologicamente correto e socialmente justo. tornando-se acessível à toda sociedade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O Brasil é, hoje, o maior consumidor mundial de agrotóxico. E, o Ceará já era, em 2008, o maior do Nordeste em consumo. Mas, a cada ano, aumentam as evidências do impacto dos agrotóxicos na saúde humana e do meio-ambiente. Por exemplo, intoxicações agudas, doenças crônicas, problemas reprodutivos e danos ambientais são a face mais visível do impacto desse produto. Baseando-se nesses fatos, convidamos a sociedade a sensibilizar-se com esse problema e começar a buscar a solução, ou seja, aumentar o uso do defensivo natural, uma solução mais prática que não causa danos aos seres humanos nem ao meio-ambiente.
EXPERIÊNCIA 3:
"ROBÓTICA EDUCACIONAL: A TECNOLÓGIA AJUDANDO NA RECONSTRUÇÃO DO MEIO-AMBIENTE".
Participantes:
* Francisca Eridiana Rodrigues Lopes;
* Bruna Rocha silva;
* Professor: José Mairan Mota Matos.
INTRODUÇÃO.
O Projeto: "Robótica Educacional: A tecnologia ajudando na reconstrução do meio-ambiente" busca algo que tenha relevância social, que seja útil à região e, principalmente, à preservação do planeta. Os objetivos do trabalho são bem claros: Ajudar na reconstrução do meio-ambiente e mostrar que se pode usar a máquina, um dos principais instrumentos que causam o desmatamento, como um bem, para "reflorestar". E, não só como uma destruidora. Mostrar, também, que o ser humano é capaz de fazer bom uso desses instrumentos e transformar o meio em que vive.
METODOLOGIA.
Para dar continuidade ao projeto, seguem-se algumas etapas bem simples. Busca achar a melhor maneira de fazê-lo ir adiante. Iniciando-se pela parte teórica, elaborando-o primeiramente em rascunho, indo a seguir em busca de materiais recicláveis, ou que não tivessem mais nenhuma utilidade. Posteriormente, vem à prática, onde usa-se a computação, e a robótica educacional para concretizá-lo.
RESULTADOS.
Como resultado, do nosso empenho, obtemos um robô, que ajuda ao meio-ambiente, de forma direta, com seus movimentos de cavar e plantar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Uma máquina que ajuda ao planeta sem causar-lhe danos, mostrando que se pode utilizar daquilo que uma vez destrói, para reconstruir. Sendo que, estes instrumentos tecnológicos são usados de forma incorreta pelo ser humano, causando destruição à natureza, podendo ser usado para o bem.
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