segunda-feira, 30 de abril de 2012

01/05: Festa do Trabalhador, em Tejuçuoca.

O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo, no dia 1º de Maio, é uma homenagem à greve ocorrida em Chicago (EUA), em 1886. Mesmo tendo sido declarado feriado no Brasil, até o início da Era Vargas, o 1º de Maio era considerado um dia de protestos de operários marcado por greves e manifestações. A propaganda trabalhista de Getúlio Vargas, habilmente, passou a escolher a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, transformando-a em Dia do Trabalhador. Desta forma, o dia não mais era caracterizado apenas por protestos, e sim comemorado com desfiles e festas popupalres, como é hoje.

Em Tejuçuoca, no dia 1º de Maio, realizar-se-á a Festa do Trabalhador, na Sede. Dentre os atrativos podemos destacar: Inaugurações de obras, movimentos sociais na Praça Raimundo Sales Neto (Sede), prestação de serviços, presença de autoridades, o desenvolvimento do município e muito mais. Ressaltando que, haverá brincadeiras com palhaços e crianças e show humorístico com convidados e a participação de funcionários. Finalizando com a festa e muito forró, com a Banda Pé de Ouro.

Uma forma de abrilhantar e valorizar o trabalhador de cada pólo, de cada setor e/ou de cada fábrica será eleito o Fucionário Destaque do ano. Portanto, dentre os selecionados será eleito o FUNCIONÁRIO EXEMPLO DE TEJUÇUOCA, pelo qual será agraciado com prêmio surpresa. É válido destacar que, cada funcionário poderá poderá escolher o funcionário destaque, em sua opinião.

Na ocasião, será inaugurada e dada posse à Fábrica de Costuras – Facção, no Retiro. Ou seja, será entregue pela Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, através de seu Gestor Edilardo Eufrásio, à fábrica à documentação simbólica do prédio, dando posse à mesma.

Terá, também, uma inovação neste dia tão especial. Haverá, na Praça Raimundo Sales Neto um Painel Eletrônico, fazendo brincadeiras, jogos contagem e muito mais...

Sem esquecer a grande feijoada que será servida a todos os presentes e participantes deste grande Evento.

IMPORTANTE: Inicialmente, a festa com a Banda Pé de Ouro aconteceria no Retiro. Devido, à solicitação de muitas pessoas da Sede, o Prefeito Edilardo e sua equipe atendeu a esses pedidos e declarou que o forró com a Banda Pé de Ouro será na Sede, em Tejuçuoca.

Cordelista Moisés Barbosa, o Rei do Repente, homenagea o Município de Tejuçuoca.

Eu quero mostrar aqui, pra você, o que Edilardo fez em sua Gestão amando de verdade a população por isso o Povo lhe quer outra vez. É ele quem faz, foi ele quem fez a nossa cidade se alavancar, tem muito trabalho para te mostrar. O Povo lhe dar total confiança, por isso ele cresce como uma liderança; por isso tenho certeza que volta a ganhar.

A nossa cidade está pavimentada, tem crescido muito com HABITAÇÃO, tem FACULDADE e educação, AGENTE EDUCAR é marca registrada. PROGRAMA MINHA CASA, MINHA MORADA, SAÚDE PRA TODOS quero destacar. Uma ESCOLA TÉCNICA já está pra chegar, também, o ASFALTO da Pedra D’água à Sede. É dessa maneira que ele procede, por isso outra vez ele torna a ganhar.

O Monte Carmelo está destacado, quem vai hoje lá acha diferente. Logo, na entrada, uma PRAÇA excelente, POSTO DE SAÚDE bastante equipado. O COLÉGIO está informatizado, foi feito CALÇAMENTO em todo lugar. Com isso o Monte só tem a ganhar e dá parabéns Edilardo, Prefeito, que está fazendo o trabalho bem feito; por isso, é difícil lhe acompanhar.

Retiro está, hoje, muito diferente se for comparar com tempo passado o POSTO DE SAÚDE foi padronizado, uma grande ESCOLA e QUADRA excelente. FÁBRICA DE COSTURA empregando gente pra economia, também, melhorar. Botou CALÇAMENTO em todo lugar. Sua aceitação só está crescendo, é o Povo pedindo e Edilardo fazendo; por isso, outra vez, ele torna a ganhar.

Chegando à Sede quero destacar como ficou linda a AVENIDA CENTRAL. Mandou REFORMAR TODO O HOSPITAL. Já fez DOIS CONCURSOS pro povo empregar. Criou o PROGRAMA QUERO TRABALHAR. Tem a BOLSA BODE destaque total. Saiu na TV e, também, no Jornal. Está de parabéns Edilardo, Prefeito, que trata o Eleitor com todo respeito; por esse motivo ele torna a ganhar.

Tem o TEJUBODE que é, hoje, uma beleza e hoje é destaque essa Exposição; pois, é o seleiro de grande atração e o maior Evento que há, com certeza. A economia ganha mais firmeza e VOCÊ PARTICIPA SEM NADA PAGAR, várias atrações vem a se apresentar, Zezé Di Camargo e Amado Batista, é a Festa do Bode puxando o turista, com isso a cidade só tem a ganhar.

Riacho das Pedras, que belo local, tem uma ADUTORA de alto padrão, POSTO DE SAÚDE, PAVIMENTAÇÃO, botou ENERGIA para o pessoal. Tem QUADRA DE ESPORTE que é o ideal para a Comunidade, de noite, jogar. Barbosa deu uma ambulância pra lá e o Povo aprovou a sua atitude mostrando que faz muito na saúde, um Vereador que sabe trabalhar.

Tem a Pedra Branca, uma Comunidade que ele lhe deu total atenção. O PROGRMA DO LEITE ALIMENTAÇÃO que foi implantado na Localidade.

Tem a Boa Ação que tem, na verdade, um futuro GINÁSIO pro povo jogar.

Qualquer região que você andar tem muito trabalho que está sendo feito é Edilardo crescendo mais o seu conceito e tem a certeza que torna a ganhar.

O Parque Ecológico é uma grande atração que o turista gosta de vir visitar. Onde a Natureza pôde desenhar a mais bela gruta dessa região. A flora e a fauna é uma atração devido à beleza pode-se destacar. Tem ponto de apoio para se hospedar, quem vem uma vez não esquece mais... São essas belezas, além de outras mais... Você só encontra no nosso lugar.

Falando, também, de seus secretários que dão sustentáculo à sua Gestão. Tem Francisco Carlos, na Educação, que faz um trabalho extraordinário. Tem o Marciano, grande Secretário, Jocelma e PC que veio pra ficar. Tem Sávio e Coelho, pessoa exemplar. Valmar, Secretário, este sempre a brilhar. Mais trezentas vagas no Bolsa Família, está de parabéns Secretário Valmar.

Este é o trabalho de um grande Prefeito que visa o melhor para o pessoal. SEU NOME É LIMPO EM QUALQUER TRIBUNAL, porque Edilardo trabalha direito. Venceu na Política, também, no conceito. Seu nome na história, também, vai ficar. E o Sucessor que ele colocar vai ter o aval da população e é peso-pesado para a oposição que fica com sonho de lhe acompanhar.
AUTOR: Moisés Barbosa
CONTATO: (85)9191.3642

Encontro de Formação Catequética da Paróquia São Pedro de Tejuçuoca.


Relizou-se, no dia 28 de Abril, o Encontro de Formação Catequética na Escola Fernando Mota. Esse Encontro destinou-se a todos os que trabalham com a Eucaristia, Crisma, Batismo e Matrimônio na Paróquia São Pedro de Tejuçuoca.

O tema da formação foi a "2ª Urgência das Diretrizes Gerais - Igreja: Casa da Iniciação Cristã". Os que já leram e estudaram o documento partilharam sua experiência com os demais.

Nesse Encontro refletiu-se, comunitariamente, como poderemos fazer os encaminhamentos para que nossa ação catequética e pastoral esteja em conformidade com as orientações das Diretrizes Gerais.

Foi um Encontro maravilhoso, muito bem participado, com a presença de quase todas as 23 comunidades de nossa Paróquia. Destaque para a participação dos crismandos da Sede, na oração e na animação inicial do Encontro, com a ajuda dos amigos Davi e Everardo.
FONTE: Paróquia São Pedro.

Aniversariante do Dia!

NATHY SOUSA

Vídeo das Obras do Castelão.


Vídeo do avanço da obra de reforma e modernização do Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (TM). Edição de abril/2012.

Parceria: Governo do Estado do Ceará, Consórcio Castelão Galvão, Andrade Mendonça, Arena Castelão Operadora de Estádio S/A e BNDES.


Pendências relacionadas ao Título de Eleitor podem ser sanadas até o dia 9 de Maio.

Quem precisa tirar o Título de Eleitor, transferir ou fazer a revisão eleitoral tem apenas 9 dias para procurar a Jusiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o prazo termina no próximo dia 9 de Maio.

Para solicitar o título, transferir ou fazer a revisão eleitoral, é necessário que o eleitor apresente um documento de identidade com foto e comprovante de endereço atualizado com, no mínimo, três meses de moradia. Os homens com 18 anos precisam apresentar, ainda, o certificado de alistamento militar.

Importante lembrar que quem perdeu o título e precisa de uma segunda via sem nenhuma alteração cadastral, pode deixar para depois do dia 9 de Maio, uma vez que o prazo para segunda via se estende até 10 dias antes das Eleições.

domingo, 29 de abril de 2012

Aniversariante do Dia!

JOSÉ HUMBERTO (BETINHO)

PIADA: Igreja Universal abrirá concurso para Pastor com salário inicial de R$8.234,82

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília - CESPE/UnB abrirá o primeiro concurso para Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.
 
Segundo representante da Universal, o concurso público tem a intenção de recrutar profissionais qualificados para participarem do "A grande expansão da Palavra" e a "Cultura popular de Deus".
 
"Já conquistamos nosso espaço em 172 países. Temos obras sociais espalhadas nos quatro cantos do globo. Precisamos de profissionais não apenas ungidos pelo Espírito Santo e preparados no fogo do Pai das Luzes para cumprir nossa missão evangelizadora; mas, também, de pastores com conhecimento técnicos para darem continuidade a essa obra tremenda" explica empolgado o Pastor Ricardo Ibrahim, responsável interno da IURD pela organização do concurso.
 
Adavílson dos Santos, de 23 anos, morador de Guarulhos, pensa em fazer o concurso. "Estou muito ansioso, sou Pastor desde os meus 18 anos e obreiro da minha igreja desde os 11. Colei grau em Teologia ano passado. Sempre estudei bastante. Esta é uma oportunidade muito grande na carreira de qualquer pastor e não vou perdê-la", vibra o jovem.
 
As vagas serão abertas para candidatos do sexo masculino com curso superior em quaisquer áreas. Candidatos com Bacharelado em Administração Eclesiástica ou Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração de Igrejas e disciplinas afins ganham pontos na prova de títulos. O número de vagas não foi divulgado. O salário inicial na investidura do cargo é de R$8.234,82 mais benefícios.

Um ano de irregularidades na Quadra Chuvosa em todo o Estado do Ceará.

O cearense tem sentido, neste 2012, o que é uma Quadra Chuvosa irregular, tanto do ponto de vista temporal quanto espacial, o que, de certa forma, surpreendeu os pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME que já esperavam um período com chuvas variando da média histórica para baixo.

O Meteorologista, Namir Melo, explica que 2012 chegou com uma perspectiva de normal a seco, tendendo ao limite inferior. "Tivemos um Fevereiro bom, sobretudo na segunda quinzena; mas em Março houve uma redução de 50% nas chuvas; e, Abril está pior que Março até agora. A expectativa é de melhora, mas, ainda assim, não dá para ficar muito otimista", afirma.

Mas a irregularidade atingiu níveis surpreendentes. Segundo Namir, o sertão, região mais carente do recurso água, vem sendo mais afetado pela estiagem, mas as diferenças espaciais da distribuição das chuvas é gritante. Ele cita como exemplo o município onde menos choveu, Milhã, no Sertão Central, onde de 1º de Janeiro até o dia 25 de Abril, choveu apenas 141mm, queda de 70,8% em relação à média histórica. A, aproximadamente, 60Km em linha reta dali está Iguatu, no Centro-Sul do Estado, onde choveu mais, com um total de 906mm.

O número de municípios onde choveu muito pouco (abaixo de 400mm), representado no mapa pelas cores quentes, no período, é de 96. Os que estão melhores são 88.

"O Ceará está passando por uma das piores secas da sua história, talvez pior do que 1958, o que num período daquele seria uma catástrofe para o abastecimento humano e animal e para o setor produtivo. Mas, o Estado fez grandes investimentos e hoje tem uma estrutura hídrica que garante a sua segurança e podemos dizer que estamos em uma situação, razoavelmente, confortável", afirma o Diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH, Ricardo Adeodato.

Segundo ele, o sistema acumula 70% da capacidade, o que equivale a 12,6 bilhões de m³. "É claro que isso não está distribuído de uma forma regular", explica. O Alto Jaguaribe soma 95% e o Orós, também, está com 95% das sua capacidade, o que corresponde a 1,8 bilhão de m³.

Em pior situação está a Bacia do Curu, com 45% da capacidade, sendo os dois principais reservatórios o Pentecoste, que acumula 390 milhões de m³ e que está com 48%; e o General Sampaio, que pode armazenar 320 milhões de m³ e está com 41%.

Adeodato enfatiza que, em termos de abastecimento humano, não há perigo. "Não vejo problema até o fim do ano, mesmo assim, estamos monitorando. Quando há calamidade, o abastecimento humano é prioridade, seguido pelo animal", diz.

"A região mais importante, a Metropolitana, que reúne 3,5 milhões de habitantes, 90% das indústrias e ainda o Complexo Portuário do Pecém, tem o sistema Pacajus / Pacoti / Riachão / Gavião com 500 milhões de m³, o que equivale a 58% da sua capacidade, numa vazão de 9 m³/s", esclarece.

Além dessa garantia, ele lembrou que o sistema conta, desde 1992, com o Canal do Trabalhador, que só tem funcionado para demandas regionais, mas pode adicionar mais 5 m³/s ao sistema. Destacou, também, a finalização do Eixão das Águas, prevista para Junho, que garantirá uma adução complementar de até 11 m³/s, o que representa, segundo suas informações, segurança hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza - RMF.

Adeodato explica que o Estado conta com, aproximadamente, duas mil localidades: "Situações localizadas são resolvidas com a utilização de caminhão-pipa ou poços artesianos e essas situações são analisadas, conjuntamente, pela COGERH, CAGECE, SOHIDRA e Sistemas de Água e Esgotos- SAEE".

sábado, 28 de abril de 2012

CONVITE.


A família do Sr. Joaquim Mílton de Sousa, convida a todos para a Missa de 3 anos de seu falecimento, que acontecerá, no dia 28 de Abril, às 18h30min, na Igreja Matriz de Tejuçuoca/Ce.

MOTOPEÇAS UCHÔA.

Sua moto quebrou? Precisando de peças e conserto? Você achou o local certo! MOTOPEÇAS UCHÔA tem tudo que você precisa para consertar sua moto ou dá uma verdadeira incrementada. Tudo em peças e acessórios para Honda, Yamaha, Mobylete e muito mais.

Entre em contato com a MOTOPEÇAS UCHÔA e saia satisifeito com nossos serviços e sua moto em excelentes condições.

MOTOPEÇAS UCHÔA.
Rua Salgado Filho, 353. Antônio Bezerra.
Fone: (85) 3235.4141
Fortaleza - Ceará.

Encerra-se segunda-feira (30) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Os contribuintes devem se apressar para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2012, referente ao Exercício 2011. A Receita Federal espera receber 25 milhões de declarações até a próxima segunda-feira(30).
 
Quem declarar pela Internet, o prazo acabará às 23h59min (horário de Brasília). Os que entregarão a Declaração, em disquete, devem observar o horário de expediente bancário.
 
O contribuinte que deixar para declarar nos últimos dias é arriscado, pois muitos deverão tentar mandar o documento ao mesmo tempo e, assim, o grande volume de acessos poderá causar congestionamento nos servidores da Receita Federal.
 
A multa para quem não entregar a declaração, até 30 de Abril, é R$165,74. Se o contribuinte tiver que pagar tributos em atraso, a situação fica ainda mais complicada. Nesse caso, terá que pagar a multa e o imposto devido corrigido pela taxa básica de juros (SELIC).

Campanha de Vacinação contra a febre aftosa foi adiada para o mês de Junho, no Ceará.

Devido ao processo de sorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, a Campanha da Febre Aftosa, que comumente acontece em Maio no Ceará, foi adiada para 1º de Junho se estendendo por 30 dias. A Campanha tem como finalidade testar o sangue dos animais para a febre aftosa, controlando assim, a doença.
 
No próximo mês, acontece o sorteio das propriedades. Aproximadamente, 20 animais de cada fazenda, entre 6 e 12 meses, serão avaliados. Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses. O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também, não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa.
 
O controle se dará por meio de um brinco padronizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI, órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará. De acordo com o Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, caso o resultado seja positivo, o teste será refeito. "O segundo teste será feito porque o exame pode ser falso positivo, uma reação da vacinação de Novembro", explica o Presidente.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia do Trabalhador em Tejuçuoca.

O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo, no dia 1º de Maio, é uma homenagem à greve ocorrida em Chicago (EUA), em 1886. Mesmo tendo sido declarado feriado no Brasil, até o início da Era Vargas, o 1º de Maio era considerado um dia de protestos de operários marcado por greves e manifestações. A propaganda trabalhista de Getúlio Vargas, habilmente, passou a escolher a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, transformando-a em Dia do Trabalhador. Desta forma, o dia não mais era caracterizado apenas por protestos, e sim comemorado com desfiles e festas popupalres, como é hoje.

Em Tejuçuoca, no dia 1º de Maio, realizar-se-á a Festa do Trabalhador, no Retiro. Dentre os atrativos podemos destacar: Inaugurações de obras, movimentos sociais na Praça Raimundo Sales Neto (Sede), prestação de serviços, presença de autoridades, o desenvolvimento do município e muito mais. Ressaltando que, haverá brincadeiras com palhaços e crianças e show humorístico com convidados e a participação de funcionários. Finalizando com a festa e muito forró, com a Banda Pé de Ouro.

Uma forma de abrilhantar e valorizar o trabalhador de cada pólo, de cada setor e/ou de cada fábrica será eleito o Fucionário Destaque do ano. Portanto, dentre os selecionados será eleito o FUNCIONÁRIO EXEMPLO DE TEJUÇUOCA, pelo qual será agraciado com prêmio surpresa. É válido destacar que, cada funcionário poderá poderá escolher o funcionário destaque, em sua opinião.

Na ocasião, será inaugurada e dada posse à Fábrica de Costuras – Facção, no Retiro. Ou seja, será entregue pela Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, através de seu Gestor Edilardo Eufrásio, à fábrica à documentação simbólica do prédio, dando posse à mesma.

Haverá, também, uma inovação neste dia tão especial. Haverá, na Praça Raimundo Sales Neto um Painel Eletrônico, fazendo brincadeiras, jogos contagem e muito mais...

Sem esquecer a grande feijoada que será servida a todos os presentes e participantes deste grande Evento.

Rapidinha...


Está aberto o perído de Pré-Inscrição para o Curso de Educação Física. Portanto, você, estudante, que concluiu ou está em fase de conclusão do Ensino Médio, está disponível a pré-inscrição para o Curso de Educação Física.
 
Maiores informações, entre em contato com Aurimar Sales ou dirija-se à Locadora Sales, na Rua José Andrade de Sousa, 114. Sede - Tejuçuoca.

Aniversário do Dia!

JANETE FÉLIX

LISTA DOS POLÍTICOS FICHA SUJA: Já em elaboração pelo Ministério Público com o intuito de agilizar as impugnações.

De olho no cumprimento da Lei da Ficha Limpa, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, sugeriu aos procuradores regionais eleitorais a elaboração de um banco de dados dos POLÍTICOS FICHA SUJA em cada um dos Estados. A idéia é se preparar de antemão para quando esses políticos (inelegíveis, segundo a Lei da Ficha Limpa) registrarem candidatura para as Eleições de 2012.

No Ceará, o Procurador Regional Eleitoral, Márcio Andrade Torres, pediu aos Tribunais de Contas do Estado, Municípios e da União, além do Tribunal Regional Eleitoral um levantamento sobre condenações de possíveis candidatos aos cargos de Prefeito e Vereador com vistas às próximas Eleições. "Isso já foi feito aqui em 2010, mais de 10 candidaturas chegaram a ser impugnadas", afirma o Procurador.

Um banco de dados com informações de todas as cortes deve for formulado para os 123 promotores eleitorais do Ceará, até o próximo dia 15 de Junho. "Na medida do possível é uma antecipação do levantamento desses dados através de um checklist; pois, são várias as hipóteses que precisam ser analisadas", justifica Márcio Andrade.

Márcio Andrade garante que, também, já solicitou aos promotores de cada Zona Eleitoral que façam um levantamento com atuais prefeitos e vereadores para evitar problemas em hipótese de reeleição.
FONTE: Portal Terra.

Secretaria de Saúde de Tejuçuoca viabiliza Campanha de Vacinação 2012.

Ontem (25), a Secretária de Saúde de Tejuçuoca, Jocelma Barreto, reuniu-se com os Agentes de Saúde e enfermeiros do município para discutir as ações que serão desempenhadas para o processo de vacinação neste ano. Ou seja, o Calendário Vacinal 2012.

Segundo a Enfermeira, Helloise Nery, Coordenadora da atenção básica no município, o Calendário Vacinal 2012 iniciou-se com as ações inerentes a 1ª Semana Mundial de Imunizações. E, terá continuidade ao longo do ano todo, sendo enfatizada a Campanha Contra a Influenza (Gripe A), que realizar-se-á no dia 05 de Maio, isto é o Dia "D".  Nesta Campanha serão vacinados os grupos prioritários, ou seja: Crianças de 06 meses a 02 anos de idade, gestantes, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde e portadores de doenças respiratórias crônicas.

As demais campanhas a serem realizadas serão: A Campanha Contra a Poliomielite (Junho), a Campanha para Atualização do Calendário Vacinal de crianças de 05 anos (Agosto) e a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Hepatite B (Novembro).










quinta-feira, 26 de abril de 2012

12/04: Dia Nacional do Humorista é aprovado pela CCJ em homenagem a Chico Anysio.


Foi aprovado, nesta quarta-feira (25), pela Comissão de Constituição e Justiça - CCJ da Câmara dos Deputados, o Projeto-Lei 4.137/08 do Deputado José Aírton (PT/CE), que institui no calendário brasileiro o Dia Nacional do Humorista. Sendo esse, no dia 12 de Abril, em homenagem à data do nascimento de Chico Anysio, ícone do humor brasileiro.

"O propósito é homenagear os humoristas cearenses através do pai do humor, Chico Anysio. Quem já visitou o Ceará conhece bem os nossos costumes e o nosso humor", argumentou o Parlamentar.

José Airton acrescentou que, "definir no calendário o Dia Nacional do Humor, é uma forma de homenagear todos aqueles que fazem sorrir, trazendo benefícios à saúde por meio da risada. Estudos médicos já comprovaram que o riso está associado à prevenção de doenças e à melhora de pacientes, pois ativa o sistema imunológico, já sendo considerada uma terapia que produz resultados surpreendentes".

Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

Nesta quinta-feira (26), é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A doença, silenciosa e perigosa, pode ocasionar graves problemas de saúde, como, por exemplo, o Acidente Vascular Cerebral - AVC e infarto.

Apesar de causar sérios danos a saúde, médicos contam que a hipertensão às vezes é difícil de ser notada, quando não chega a um estado muito grave. "É assintomático, não sentem nada. Agora, feito o diagnóstico, a pessoa tem que tomar medidas para poder reduzir a pressão; fazer exercícios, uma dieta saudável, reduzir o consumo de sal e de bebidas alcoólicas", contou o Cardiologista Sílvio Paffer.

A Campanha é da Sociedade Brasileira de Cardiologia e deve-se destacar, aulas de ginástica, aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue, avaliação de peso corporal e distribuição de material educativo. Orientações, como, por exemplo, quantidade de sal a ser consumida diariamente deve-se ter atenção, também.

Profissionais de Saúde devem mostrar as possibilidades de tratamento da doença. "Hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. É extremamente comum a pessoa só perceber quando tem derrame ou infarto. A gente sabe de fatores que predispõem a doença, como genética, pessoas sedentárias, obesas, que consomem muito sal e bebidas", concluiu Paffer.


Portanto, hoje, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Esse tema merece atenção especial em virtude de ser um dos mais complicados na saúde pública do Brasil e Tejuçuoca, que não dorme no ponto, está atenta ao assunto e aqui fica nossa colaboração para a prevenção.

Divulgado RESULTADO OFICIAL do Vestibular 2012.1 - IDECC/UVA, em Tejuçuoca.


Divulgado o RESULTADO OFICIAL DO VESTIBULAR 2012.1 realizado pelo Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC/UVA. A prova foi aplicada no último domingo, (22) na Sede e Distrito Retiro, em Tejuçuoca.

Aproximadamente, 150 pessoas participaram do processo seletivo. Os vestibulandos já podem conferir o RESULTADO OFICIAL acessando os links abaixo conforme o local, ou ainda pelo site do Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará - IDECC.

RESULTADO POR LOCAL:

Paróquia São Pedro: MISSÕES PAROQUIAIS.

A Paróquia São Pedro informa que, no período de 06 de Maio a 03 de Junho, estarão sendo realizadas as MISSÕES PAROQUIAIS na Sede de Tejuçuoca. Essas Santas Missões, organizadas pela Paróquia de São Pedro, serão realizadas pelos missionários leigos das pastorais e movimentos locais.
 
As MISSÕES PAROQUIAIS consistirão na visitação a todas as famílias da Sede de nosso Município. Para isso, o perímetro urbano foi setorizado em quatro áreas, designadas pelas "colunas" que devem sustentar uma Comunidade Cristã. Assim, temos: Setor da Palavra, Setor da Oração, Setor da Eucaristia e Setor da Vida Comunitária. É válido destacar que, em cada um desses setores haverá um intenso trabalho missionário, que inclui, além da visitação às famílias, a realização de encontros para a reflexão do subsídio "Povo de Deus que se Organiza", a Celebração Eucarística em cada bairro e outras atividades pastorais e religiosas.
 
O objetivo principal de nosso trabalho será refletir com a Comunidade Paroquial da Sede, a exemplo do que já foi feito em todas as 23 comunidades e capelas que compõem nossa Paróquia, acerca das colunas mestras que devem sustentar a Comunidade Cristã: Oração, Palavra, Eucaristia e Vida Comunitária (At2, 42).
 
Essa reflexão, juntamente, com a visitação, a Celebração Eucarística e as demais atividades ajudarão na preparação para a Eleição do Conselho Pastoral da Sede e permitirão conhecer melhor a realidade de nosso povo, fazendo com que as atividades pastorais e a atuação missionária possam ser realizadas com eficácia.
 
Todos os cristãos, de qualquer religião, estão convidados a participarem desse momento forte de evangelização, acolhendo com alegria os nossos missionários. Os leigos de nossas pastorais e movimentos, embora não compondo a Equipe Principal de Missionários, podem e deverão participar das visitações às famílias e dos encontros e celebrações que serão realizados nos bairros. Para os fiéis católicos mais afastados é uma oportunidade especial de conversarmos sobre a nossa Igreja e de assumirmos nossa responsabilidade com relação à nossa Comunidade Cristã.
 
Maiores informações serão fornecidas nas missas, pelo rádio, pelas redes sociais, por divulgação em carro de som e por quaisquer outros meio a que tenhamos acesso.
 
Participemos todos! O chamado é de Cristo! A missão é nossa!
FONTE: Paróquia São Pedro

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Golpe na Internet: Hackers roubam senhas de correntitas do Banco do Brasil.

Cibercriminosos criaram um novo golpe por e-mail que rouba dados de conta e senha de correntistas do Banco do Brasil. O ataque, conhecido como phishing (golpistas usam sites fraudulentos parecidos com os originais como isca para atrair vítimas), foi identificado pela empresa de segurança ESET.
 
Quando o internauta clica no link oferecido via e-mail, os criminosos identificam de onde a pessoa acessa a Internet. Se for do Brasil, ela terá acesso à página falsa. Quem estiver no exterior não conseguirá acesso.
 
Segundo a ESET, dessa forma o 'sucesso' do golpe é maior. Primeiro, há uma probabilidade maior de ele chegar até correntistas do banco entre os internautas do país. Segundo, porque reduz a chance de sobrecarregar o acesso ao site fraudulento, negando acesso aos estrangeiros.
 
O BANCO DO BRASIL INFORMA QUE NÃO ENVIA E-MAIL A SEUS CLIENTES, NEM AUTORIZA QUALQUER PARCEIRO COMERCIAL A FAZÊ-LO EM SEU NOME. O BANCO DO BRASIL, TAMBÉM, MONITORA E POSSUI PROCESSOS DE DETECTAÇÃO E COMBATE A ESSES TIPOS DE ATAQUES. A companhia reforça ainda que mantém dicas de segurança aos clientes no site da instituição.
 
Portanto, ao receber um e-mail em nome da instituição financeira, por mais que a mensagem pareça legítima, ela deve ser desconsiderada e apagada.
 
Como funciona? Por e-mail, a vítima recebe a informação de que precisa habilitar "novos recursos de segurança" no link da página falsa do Banco do Brasil. Ao acessar a página fraudulenta, que simula o ambiente de banco pela Internet, o correntista é induzido a fornecer algumas informações, como agência, conta e senha para "habilitar novos recursos de segurança".
 
Depois de passar pela primeira "autenticação falsa", o internauta fornece mais duas senhas usadas no banco. Ao final, a vítima é avisada que o "procedimento foi concluído com sucesso".
FONTE: Uol

OVINOCAPRINOCULTURA: Jornal Hoje destaca Tejuçuoca como Capital Cearense do Bode.

A cidade de Tejuçuoca foi denominada a Capital Cearense do Bode.

O Jornal Hoje (Tv Globo), com o QUADRO: CAUSOS PELO BRASIL mostra a importância da cultura da ovinocaprinocultura para os nordestinos. Em destaque, está o Município de Tejuçuoca, conhecido como a Capital Cearense do Bode.

CAUSOS PELO BRASIL conta, hoje, uma grande história de amor, daqueles incondicionais que ultrapassam o tempo: "O amor do Nordestino pelo Bode". Não poderiamos começar por outro lugar, senão pela Capital do Bode: Tejuçuoca, no Ceará", afirma o repórter Luís Gustavo

É tão importante a cultura do bode para os nordestinos, que muitos são tratados com "mimos" que algumas pessoas não têm esse privilégio. Sem falar, também, na produção que estes animais podem oferecer, desde a cultura leiteira até a criação de corte.
Portanto, é dessa forma, com a cultura e criação de bodes, que muitos nordestinos vêm prosperando no sustento de suas famílias, de forma digna e eficaz. Parabéns TEJUÇUOCA.

Assista o VÍDEO AQUI.

Aniversariante do Dia!

MARCOS RELRY

A importância das contas desaprovadas pelas câmaras municipais na Lei da Ficha Limpa.

Muito embora alguns pré-candidatos insistam em criar uma "jurisprudência própria", fazendo comparativos com outros que alimentam a possibilidade de registrarem suas candidaturas nas Eleições deste ano, contrariando dispositivos da LEI DA FICHA LIMPA, uma coisa é certa, quem teve contas desaprovadas pelas câmaras municipais, com base em pareceres e decisões de órgãos colegiados, como Tribunal de Contas dos Municípios - TCM e outros (mesmo diante do menosprezo de alguns, diante dessas decisões), dificilmente, conseguirá registrar candidatura para as Eleições de Outubro próximo.

Apelar para uma candidatura sub-júdice, por meio de possível liminar, é algo que não assegura sequer a validação dos votos obtidos nas urnas, conforme aconteceu nas Eleições 2004, em Madalena. Existe o direito do "jus esperniand" (direito de espernear), caberá à Justiça Eleitoral agir com base nos dispositivos da legislação vigente. Portanto, é aguardar para conferir.
FONTE: Blog Chico Almir

Comentário do Dia!

"O problema não é a questão, apenas de quem é ou não FICHA SUJA. Mas, sim como se tornaram FICHA SUJA. Ou seja, quando estiveram no Poder, como conduziram sua administração? Naquele momento, não tiveram 'pena' de você eleitor e, SE TORNARAM FICHA SUJA. É a mesma coisa se alguém cometer um crime e você relatar: Não, "O BICHINHO É FICHA SUJA, PORQUE NÃO SABIA QUE NÃO PUDIA USURPAR O DINHEIRO PÚBLICO. O BICHINHO NÃO SABIA DISSO, DAQUILO..." Enfim, dá tristeza ver o jogador levar cartão vermelho antes de começar o jogo. Pense nisso!"

* Comentário de DJACIR EUFRÁSIO, referente os Fichas Suja.

terça-feira, 24 de abril de 2012

PARÓQUIA SÃO PEDRO - TEJUÇUOCA: Encontro de Formação Catequética.

A Paróquia São Pedro de Tejuçuoca tem a honra de informar aos participantes e interessados sobre o Encontro de Formação Catequética. Tal Encontro se destinará a todos os catequistas de Crisma, Eucaristia, Batismo e Matrimônio de toda a Paróquia, Sede e Comunidades.

O tema principal do encontro será a 2ª Urgência das Diretrizes: "Igreja - Casa da Iniciação Cristã". Os que dispõem do Documento 94 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB devem levá-lo, assim como a Bíblia. Nessa ocasião, os catequistas de Crisma devem levar a lista atualizada de crismandos inscritos.
FONTE: Paróquia São Pedro.

PARABÉNS - 1 ano no ar...

É com muita satisfação que o BLOG DJACIR EUFRÁSIO & VOCÊ vem a todos os visitantes agradecer pelos 30.000 ACESSOS, num momento de comemoração. Uma vez que, estamos completando nosso primeiro aniversário.

O objetivo é poder informar a todos, de uma maneira imparcial, simples e direta. Em especial, à população tejuçuoquense. Pelo qual foi a mola propulsora de lançarmos esse canal de interatividade e comunicação entre os visitantes deste Blog e sua terra-natal.

Enfim, parabéns ao BLOG DJACIR EUFRÁSIO & VOCÊ por está a 1 ano no ar.

Aniversariante do Dia!

.

Ceará registra déficit de 40,8% nas chuvas.

Variação negativa para as chuvas e quebra na safra de grãos exigem medidas emergenciais contra a seca no Nordeste. O levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME, para a pluviometria no Ceará, aponta que, entre o dia primeiro de Fevereiro até o dia 15 Abril, houve um decréscimo de 40,8% entre as chuvas registradas e a média histórica. Foram registrados 291,1 milímetros diante da média de 491,6 milímetros. A macrorregião com menor volume de chuvas é o Sertão Central e Inhamuns, com variação negativa de 49,2%. Choveu apenas 195,6mm, onde a média história é de 385,2mm.

A macrorregião do Litoral de Fortaleza é a que tem o menor déficit (-23,9%), com registro de 454mm, para uma média histórica de 596mm. Porém, é na macrorregião do Litoral do Pecém, onde a variação negativa foi maior (-50,9%), com 240,6mm de chuvas, diante de uma média de 490,4mm.

A pouca quantidade de chuvas já ocasiona grandes prejuízos e danos as plantações. Até agora, nos municípios de Morada Nova, Independência, Boa Viagem e Ibicuitinga, os agricultores já tiveram perdas de até 80%. De acordo com a EMATERCE, com relação à produção estimada para 2012, os dados atuais da situação até o dia 15 de Abril, mostram uma variação negativa da ordem de 57,47% do total de grãos a ser colhido em todo o Estado em 2012, comparado à produção de grãos colhida no ano de 2011.

O total da produção de grãos em sequeiro e mandioca, estimado até este período, é inferior em 36,48% em relação à produção total de sequeiro colhida em 2011 e inferior em 35,06% ao total da safra estimado, inicialmente. O milho participa com 71,14% desta produção estimada de grãos, seguido pelo feijão com 22,37%, pelo arroz, com 3,68%, e pela mamona, com 1,93%. Entretanto, a avaliação ainda não foi concluída.

Após a inscrição e seleção do agricultores que participam do Programa Garantia Safra, que aconteceu ainda em 2011, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA vai realizar, a partir de hoje (24), um ciclo de capacitações para os parceiros, que participam de movimentos sociais, membros de órgão como EMATERCE e, sobretudo, secretários de agricultura dos municípios, para capacitá-los sobre as mudanças na Portaria 15, do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

A Portaria disciplina os requisitos para a aplicação dos laudos de verificação de plantio e avaliação de perdas nas lavouras. Segundo a equipe de monitoria da gerência de planejamento da EMATERCE, as perdas já ultrapassaram 50%.

Uma das propostas consideradas pelos Estados, que estão sofrendo com a falta de chuvas, é a elaboração de um plano emergencial para combater os efeitos da estiagem. No Ceará, devido ao baixo volume de chuvas que, neste ano, foi menor que a média histórica, o Governador Cid Gomes está tentando viabilizar antecipação do pagamento das parcelas do PROGRAMA GARANTIA SAFRA, do Governo Federal. Ontem (23), ele participou de uma reunião com a Presidenta Dilma Rousseff e demais governadores dos estados do Nordeste para a elaboração de ações de combate aos efeitos da seca.

Ao todo, serão realizados sete encontros regionais de capacitação sobre as mudanças da Portaria. O primeiro acontecerá no Crato; seguido por Limoeiro do Norte, para os Municípios do Território do Vale do Jaguaribe; Quixadá, para os Municípios do Território do Sertão Central; Crateús, para o Território Inhamuns e Crateús; Fortaleza, para o Território José de Alencar (RMF), Maciço de Baturité; Sertões de Canindé; Litoral Leste; e, por último em Itapipoca, para o Território do Vale do Curu e Aracatiaçu.

As capacitações vão possibilitar a habilitação para que os municípios façam suas solicitações de vistorias, em substituição ao envio do comunicado de ocorrências de perdas de safras anteriores. Agora, as solicitações serão feitas online, por meio do sistema implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. A partir dos requerimentos, os técnicos vistoriadores, indicados na solicitação de vistoria, terão disponibilizado os laudos para que estes sejam preenchidos e posteriormente enviados ao MDA. Os técnicos ainda farão as visitas às lavouras para realizar a empostação dos laudos e avaliação dos percentuais de perdas que serão avaliadas pela Coordenação Nacional do PROGRAMA GARANTIA SAFRA.

De acordo com o Coordenador do Programa, no Ceará, José Arimatéa Gonçalves, os efeitos da seca já estão se refletem na vida dos agricultores. "As alterações na Portaria 15 é o único caminho para a liberação dos recursos para os municípios. O Garantia Safra assegura um benefício mensal que evita o empobrecimento no meio rural e isso é de fundamental importância, por isso é necessário que seja garantida a liberação dos recursos", afirma.
FONTE: Diário do Nordeste.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Polícia Militar do Estado do Ceará começa a realizar rondas aéreas em Tejuçuoca.

Semana passada, o Prefeito Edilardo participou de audiência com o Secretário de Segurança do Estado, Coronel Bezerra e, dentre os vários assuntos debatidos, o Gestor de Tejuçuoca solicitou que a Polícia Militar realizasse rondas aéreas no município, através helicóptero do CIOPAER.

Segundo o Gestor, isso contribuirá para a diminuição de atos criminosos, não só no município; mas, em toda região e, intimidará a realizações de atos como os ocorridos, recentemente, em Tejuçuoca e Pentecoste.

Portanto, em atendimento à solicitação, hoje (23), a Polícia Militar do Estado do Ceará começa a fazer rondas aéreas em Tejuçuoca e região.

I Encontro Local - PDT em Tejuçuoca.

Na semana passada, realizou-se na Caiçara II o I ENCONTRO LOCAL - PDT com a participação de partidos aliados. O Encontro, conhecido como Ação 12, estender-se-á por todas as localidades do Município de Tejuçuoca.

É válido destacar que esse encontro tem o objetivo primordial de ouvir a população tejuçuoquense e de observar os anseios de nosso povo.

"Estou muito satisfeito com a presença de todos e um forte abraço", foram as palavras do Secretário Valmar Bernardo ao fim do Encontro.